Este site não pertence à Igreja Católica. Somos uma representação da Instituição em um jogo virtual chamado Habblive Hotel.

Bula "Domino Factum" | Elevação da Igreja Nossa Senhora do Rosário à Basílica Menor

 

PAULUSEPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI

Roma, 17 de Julho de 2017

A todos que este DECRETO lerem, saúde e bênção.

    O templos são sinais de que há lugar para Deus e ajudam a testemunhar a fé na primazia de Deus em nossa vida pessoal e social. No ritmo frenético e, muitas vezes, desumano, de nosso dia-a-dia, as igrejas oferecem oásis de serenidade, onde as pessoas podem repousar e saciar sua sede de Deus e reencontrar o sentido da vida na acolhida da Palavra de Deus, na oração e na celebração dos  Divinos Mistérios. Ali, reencontram-se também com a comunidade de irmãos, superando suas solidões e a abandonos. 

    É costume antiguíssimo na Igreja de Cristo que sejam reconhecidas como Basílicas, aquelas igrejas principais da cristandade, por seu valor de fé, cultural e histórico. A venerável Paróquia Nossa Senhora do Rosário, desde os tempos de meu predecessor, o Papa Sávio, vem sido agraciada com especiais bênçãos pontifícias, em virtude de sua grande contribuição ao povo habbliviano, na manutenção e promoção das pias e santas tradições e devoções populares do nosso povo cristão.

    Recentemente, elevada à condição de paróquia, a mesma comunidade, com aquele carinho e dedicação que lhes são próprios, erigiu uma nova Matriz à mãe de Deus, Senhora do Rosário, para o Culto Divino e a Celebração dos Sacramentos, e a sadia devoção à Virgem Mãe de Deus.

    Em previsão dos méritos de Cristo, a Bem-aventurada Sempre Virgem Maria foi preservada da mancha do pecado original. Está é a base de toda doutrina sobre o Santo Rosário. Não é para a própria glória da Santíssima Virgem que Deus lhe concede suas honras. Mas estas só têm razão de ser em virtude do Cristo Senhor. Se pela primeira mãe dos Viventes, Eva, entrou o pecado no mundo, é por meio de Maria, a segunda e perfeita Eva, que entra no mundo a Salvação: Jesus Cristo, Nosso Senhor.

    Nos dias atuais, o verdadeiro papel da Igreja tem se confundido com tarefas que de fato não pertencem a ela. Todavia, essa confusão tem tirado o foco daquilo pelo qual realmente deve representar a Igreja na Terra. Essa distorção abrange tanto como o mundo a enxerga e também como a Igreja mesmo se vê.

    "A Igreja é o principal agente de Deus na Terra para a execução do seu plano de estabelecimento do seu Reino. Ela é um organismo espiritual porque o evangelho é um plano essencialmente espiritual do Senhor para a humanidade."

    Diante de todo exposto, e reconhecendo na Igreja paroquial de Nossa Senhora do Rosário muitos frutos pastorais, espirituais e culturais para todo povo fiel, DECRETO a elevação da Matriz paroquial à dignidade de BASÍLICA MENOR DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. A celebração da elevação seja realizada pelo Cardeal Gilmar Costa, na data mais conveniente aos paroquianos e devotos.

    Também por este ato, CONCEDO o título de JUBILEU à festa anual da padroeira, com a concessão de INDULGÊNCIA PLENÁRIA á todos que dele participarem, cumprindo aquilo que já é de costume para lucrar as indulgências, a saber: confessar-se, comungar, rezar nas intenções do Papa, e visitar a Basílica Menor Nossa Senhora do Rosário.

    Sem mais, rogo à Imaculada Conceição que continue nos guiando em nossa caminhada neste mundo sendo, ao seu exemplo, fieis discípulos e missionários do Mestre Jesus.

Dado e passado em Roma, aos 17 dias do mês de Junho do ano de 2017, memória litúrgica de Santo Adolfo de Osnabrueck, primeiro de nosso pontificado.

+ Paulus Pp.
Sumo Pontífice